O que é Leilão Público?

É uma modalidade de venda regida pela lei fundamental do mercado: A da oferta e procura. É uma técnica de venda dinâmica, transparente, cercada de garantias para o vendedor e comprador. Trata-se de uma venda pública, onde vence quem ofertar o maior lance acima do valor mínimo estipulado.

 

O que é Leilão Presencial?

O Leilão Presencial é aquele em que um grupo de pessoas comparecem num determinado local para ofertar seus lances. No dia, horário e local indicado.

 

O que é Leilão Online?

O Leilão Online é uma modalidade que não necessita da presença física do licitante no local do pregão. O licitante participa de qualquer local acessando o nosso site pela internet. Mas é necessário realizar um cadastro prévio, enviar alguns documentos e assinar um Termo de Adesão para poder participar.

 

Quem pode conduzir um leilão?

Apenas os leiloeiros oficiais. A profissão do leiloeiro é regida pelo Decreto Lei nº 21.981, de 19 de outubro de 1932 e fiscalizada pelas Juntas Comerciais.

 

Os lotes pertencem ao leiloeiro?

Não, normalmente pertencem às instituições financeiras ou empresas. Ele é apenas mandatário do comitente vendedor. São os proprietários e, portanto, vendedores que autorizam o leiloeiro a proceder a venda em leilão. O leilão é somente um mecanismo que viabiliza a compra e venda de bens entre o comitente vendedor e o arrematante comprador.

 

Qual é a procedência dos bens leiloados?

Os bens, em sua maioria, são oriundos de dação em pagamento, reintegração de posse e/ou mandado de busca e apreensão de instituições financeiras, sendo leiloados nas condições em que foram retomados ou entregues.

 

O leiloeiro pode vender bens fora do leilão?

Não, apenas no leilão.

 

Como funciona o leilão?

Os bens levados a leilão são anunciados um a um. Assim que o bem de seu interesse for anunciado, levante a mão para dar um lance. Caso existam mais pessoas interessadas no mesmo lote, inicia-se uma disputa para decidir quem dará o maior lance. Os usuários online que estiverem participando do leilão disputam em tempo real e igualdade de condições com os demais participantes presenciais.

 

Quem pode participar do leilão?

Todas as pessoas físicas e pessoas jurídicas, desde que não estejam impedidos por descumprimento das condições do edital de leilão.

 

Como faço para participar de um leilão?

É muito fácil! Para participar presencialmente, basta estar munido de cheque e documento de identificação com foto. Para participar pela Internet (online), é preciso preencher o cadastro online no site da Vardana Leilões, enviar a documentação solicitada, assinar o Termo de Adesão e aguardar a liberação do login e senha.

 

 

Como e quando são divulgados os leilões?

A agenda dos leilões está disponível no site da Vardana Leilões www.vardanaleiloes.com.br , no nosso blog www.vardanaleiloes.com.br/blog , na nossa página do Facebook www.facebook.com/vardanaleiloes , e divulgados em jornais de grande circulação.

 

Onde eu tenho acesso às Condições de Venda dos leilões?

As condições de venda constam de um edital e estão disponíveis no site da Vardana Leilões, e no dia da visitação, é distribuído gratuitamente o catálogo do leilão com o regulamento e as condições de venda e pagamento, bem como a relação dos lotes.

 

Por que a visitação é necessária?

Porque os bens em leilão são vendidos no estado em que se encontram e de acordo com as Condições de Venda. A visitação é o exame dos bens, é a garantia de uma compra segura, e essa regra vale para todos os interessados em participar presencialmente ou pela internet.

 

O que é um lote?

É um bem, ou o conjunto de um ou mais bens que serão leiloados.

 

O que é um lance?

É o valor ofertado pelo interessado em um lote que está sendo leiloado.

 

O que significa Lance Mínimo?

É o menor preço para que um determinado lote seja vendido. Se o Lance Mínimo não for atingido, poderá ser recusado. Ofertas inferiores ao lance mínimo ficam condicionadas a aceitação do comitente vendedor.

 

O que significa Lance Condicional?

É o termo utilizado quando o maior lance ofertado por um bem não atinge o valor mínimo de venda exigido pelo vendedor, sendo neste caso o lance submetido ao comitente que poderá, ou não, aceitá-lo.

 

Minha conexão de Internet é lenta. Isso pode atrapalhar meu Lance Online?

Sim. Os lances online são concretizados no ato de sua captação pelo provedor e não no ato da emissão do lance pelo participante. Assim, diferentes velocidades nas transmissões de dados, podem atrapalhar a captação dos lances ofertados pela internet. Certifique-se que sua internet seja de boa velocidade para que você não perca nenhuma oferta, boa sorte!